Sim, é possível tratar e se ver livre da doença. Saiba agora
Você já ouviu que deve sair dessa?
Alguém já te apontou o óbvio e disse que existem pessoas em situação pior do que a sua?
Mesmo quando você sente uma tristeza profunda que te faz duvidar se há esperança na vida, alguém fala que você precisa ser forte?
Apesar de todas essas considerações alheias, você sente que seu mundo ainda é feito de dor e culpa? A amargura não foi embora?
Acredite, você não está sozinho!
Apenas no Brasil, mais de 11 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Isso representa 5,8% da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Ficou surpreso? E se eu te disser que o Brasil é o País com a maior prevalência de depressão da América Latina?
Ou seja, assim como você, milhões de brasileiros são impactados por essa doença psiquiátrica séria, que requer compreensão e acompanhamento psicológico.
Mas o que você necessariamente precisa saber é que…
É preciso aceitar o fato de que depressão é uma doença, não uma fraqueza!
E se você ainda tem dúvida de que depressão é uma doença, que afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos, continue lendo esse artigo.
Eu vou explicar agora para você porque ela é uma condição de saúde mental e como deve se lidar com ela, ok?
O primeiro sinal de que depressão é uma doença pode ser representado por sua…
Condição crônica
Tristeza, mudança repentina de humor, insônia, dificuldade para se concentrar, além de falta de interesse ou prazer nas atividades diárias, são sentimentos familiares para todos nós.
Mas se eles persistem e afetam nossa vida, significa que é uma condição crônica. Logo, se é crônica, precisa ser tratada.
E eu preciso te falar uma coisa: isso é muito sério. Não subestime o poder devastador da depressão. A depressão é uma doença que tem a capacidade de paralisar a sua vida.
Como? Bem, você pode ficar sem dormir várias noites ou passar a maior parte do seu tempo dormindo.
Você pode ter também falta de concentração que afeta diretamente sua produtividade. Se não consegue concentrar no que tem para fazer, como irá desenvolver qualquer tipo de trabalho ou projeto, concorda?
Se você está consumido pela culpa de não conseguir ser feliz, suas relações interpessoais também serão afetadas.
Percebe que qualquer uma dessas situações descritas imobiliza sua vida?
Você escolheria, por livre e espontânea vontade, qualquer um desses sentimentos?
Dificilmente!
Por isso, eu repito: depressão não é escolha, não é fraqueza, é doença.
Sinais invisíveis, dor real
Um dos principais entraves para aceitar que depressão é uma doença é a falta de um sintoma visível. O ‘ferimento’ não está à vista de todos. Ele é facilmente confundido com outros sentimentos como a tristeza pela perda de um ente querido, por exemplo.
Embora seja relacionada com outros motivos, a dor de quem sofre com a depressão é real e incapacitante. Eu vou te mostrar agora como essa dor se manifesta de várias formas. Veja o que você pode sentir:
- Tristeza profunda
- Vazio e falta de esperança
- Oscilações de humor como irritabilidade ou agitação
- Medo de tudo
- Ansiedade
- Falta da energia
- Cansaço extremo
- Insônia ou muito sono
- Perda do desejo sexual
- Culpa
- Baixa autoestima
- Falta de concentração
- Pensamentos sobre morte
Para mostrar como a depressão é algo muito sério, mesmo com sinais mais conectados à sentimentos como tristeza ou ansiedade, a doença também se manifesta através de sintomas físicos.
Exatamente! Lembra daquelas terríveis dores de cabeça ou dos insistentes problemas digestivos? Pois bem, eles também refletem o alcance da depressão no seu corpo.
Agora, se você já consegue admitir que essa condição de saúde mental é grave, posso seguir adiante, porque é preciso saber como lidar com a doença.
A boa notícia é que a depressão, seja em criança, em adolescente, em adulto ou em idoso, pode ser diagnosticada e tratada.
Tratamento traz bons resultados
Como eu disse, a doença responde bem ao acompanhamento médico e psicoterápico. O importante é entender que sempre é possível um tratamento individualizado, centrado em você, considerando suas angústias e as causas do seu quadro depressivo.
O tratamento, seja com medicamentos, acompanhamento psicológico ou combinado, estimula a sua recuperação gradualmente.
A intervenção terapêutica também ajuda a te proteger de novas crises, considerando que as causas da doença serão expostas e tratadas.
Não hesite, peça ajuda
Pense assim: se você fraturar algum osso ou sofrer um corte, imediatamente buscará ajuda, concorda?
Então, se o seu sentimento de tristeza, culpa e desvalorização é persistente, a ponto de interferir em suas relações interpessoais, não hesite, peça ajuda.
No lugar de tentar lutar silenciosamente contra a depressão sozinho em um ambiente com portas fechadas, assuma que tem uma doença e que ela pode ser tratada.
O diagnóstico precoce vai direcionar melhor a sua intervenção terapêutica. Mas é fundamental dar o primeiro passo e buscar ajuda, ok?
E agora que você já sabe que a depressão é uma doença e que também já entendeu como lidar com ela, eu gostaria que a partir de hoje você consiga aceitar melhor essa condição, que é persistente, mas tratável.
A propósito, se você precisar de uma ajuda especializada para lidar com a depressão eu estou aqui para te ajudar. Eu sou psicóloga e tenho ajudado muitas pessoas a lidar com a depressão de forma mais natural.
Se você quiser que eu te acompanhe nesse processo como psicóloga, basta que você entre contato comigo clicando aqui e eu vou te ajudar.
Um abraço e até a próxima!
Sílvia Fernandes
Psicóloga